Sem mais, nem menos!!
Foi assim de repente. Sem qualquer sinal de que ia acontecer.
O Vasco chegou ao pé de nós e disse que não ia usar mais chupeta.
Desconfiámos da sua boa vontade, mas a verdade é que no sábado à noite já dormiu sem ela.
No domingo voltou a repetir a proeza e hoje outra vez!
Nem sei que vos diga. Estou super admirada com a forma como tudo isto aconteceu.
Eu e o Zé já tínhamos planeado que íamos usar as férias do verão para tentar retirar a chupeta. Ou seja, a ideia era aproveitar o facto de o Vasco ficar mais cansado (por causa da praia e piscina) e assim conseguir adormecer sem esse aconchego.
Mas... o miúdo trocou-nos as voltas! Afinal, decidiu sozinho e sem qualquer drama.
Penso que para isso terá contribuído o facto de o vizinho da frente (grande amigo dele) que tem a mesma idade, ter deixado de usar chucha há cerca de um mês.
Sempre que se encontravam os dois no elevador, o M. dizia ao Vasco que já não usava chucha e o Vasco, envergonhado, acabava por tirar a chupeta da boca. Nos últimos tempos, ficava tão aborrecido que, mal via o amigo, ia logo esconder a chupeta na mochila )
A gota de água foi quando o vizinho de cima (que tem 4 anos) o encontrou na garagem e, sem dó nem piedade, lhe disse que ele era "bebé" por usar chupeta.
O Vasco fez-se de forte e fingiu não dar importância ao que o amigo disse, mas eu sei que todos estes acontecimentos acabaram por funcionar como uma bola de neve. E o resultado... deixou de querer a chucha, yeiii!
No domingo de manhã, fiz-lhe uma festa enorme por deixar a chupeta e dei-lhe uma prenda que ele adorou... (falarei dela mais à frente).
Hoje, na escola, já avisei as auxiliares que o Vasco já não usa chucha. Toda a turma bateu palmas e ele foi muito elogiado.
Estou feliz, mas um pouco nostálgica. Este foi mais um passo do meu pequenote que, dia após dia, tem vindo a crescer e a deixar de ser bebé.
Sei que é estranho, mas sinto uma certa melancolia... A chupeta era um símbolo da infantilidade do Vasco e agora sinto que cada vez mais ele está a voar para longe. É como se o estivesse a perder...
Não me importo que ele abra as asas e aprenda a voar. Mas espero que nunca deixe de voltar ao ninho!
Cá estou e sempre estarei para fazer o papel que antes a chucha fazia. Para lhe dar mimos, carinho, segurança e aconchego!
Eu sei... só uma mãe para ficar nostálgica com o abandono da chupeta não é? Já o pai ficou todo contente e diz não perceber este cocktail de sentimentos... 😀😔🥳🤨