Plano de Parto
Na sexta-feira passada tivemos a nossa "consulta de plano de parto" no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
Estas consultas são uma prática comum neste hospital, que não só aceita bem os planos de parto, como incentiva as futuras mães a fazê-los.
Iamos um bocado nervosos, nem sei bem porquê.
Eu levava uma folha rabiscada cheia de pormenores e anotações sobre o que queríamos/não queríamos que nos fizessem naquele "dia especial".
Na hora H (momento da consulta) decidi não colocar imediatamente as minhas notas em cima da mesa e ouvir primeiro as explicações da simpática enfermeira que nos atendeu.
Ainda bem que o fiz pois percebi que neste hospital já existe um modelo de plano de parto completo, bem feito e simples de entender.
Como o hospital já segue as diretivas da OMS no que diz respeito à Humanização do Parto, o Plano de Parto deles já era excelente, pelo que não tive necesidade de acrescentar mais nada.
O bloco de notas que trazia comigo, acabou por não sair da carteira.
Agora é fazer figas para que corra tudo bem.
Sabemos que o plano de parto não é garantia que as técnicas e procedimentos sejam feitos tal e como gostaríamos. Há muitos factores, durante, um parto, que podem ocasionar desvios ao mesmo.
Mas pelo menos tenho noção de que existe um carinho enorme, e uma vontade tremenda de respeitar os desejos da nossa família, na medida do possível.