Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Triângulo Perfeito

A vida de uma família perfeitamente normal

O Triângulo Perfeito

A vida de uma família perfeitamente normal

Sex | 25.06.21

Obstipação no desfralde

Ana

Temos tido algumas dificuldades com o desfralde do Xavier. Se, por um lado, a parte do "chichi" está perfeitamente controlada (já nem de noite urina), a parte dos cocós está a ser um bico de obra.

Inicialmente, não havia qualquer controle dessa parte. O Xavier não conseguia reter as fezes e... pronto... aconteciam acidentes 🙂

Neste momento, está a dar-se a situação contrária, mas que também é preocupante: o Xavier simplesmente não defeca!

Não sei se foi algo que dissemos ou fizemos, mas a verdade é que agora o nosso menino não quer fazer cocó. Passam-se por vezes mais de dois dias sem nada fazer e temos que recorrer a produtos com ação laxante para que não fique agoniado. Com tudo isto, não dorme ou acorda muitas vezes. Come menos e está mais irritadiço.

Já me tinham falado neste problema - a obstipação do desfralde - mas como não tivemos essa situação com o Vasco, até hoje não tinha dado muita importância.

Estive a ler alguns artigos (inclusivamente um, cujo link deixo aqui) e deixo-vos aqui algumas dicas caso estejam a passar pelo mesmo problema:

1- Nunca associar as dejeções a uma coisa feia, porcaria ou sujidade. O desfralde deve ser sempre ser feito pelo incentivo e reforço positivo.

2- O intestino e o sistema nervoso educam-se. Será útil criar uma rotina associada às dejeções, como por exemplo, ter horas certas para sentar no pote, etc.

3- Uma boa hidratação é essencial (ver artigo)



4- Adicionar um peça de fruta à primeira refeição matinal para ajudar a regular o trânsito intestinal



5- Complementar a alimentação com muitas fibras.



6- Reforço positivo por cada etapa ultrapassada. Como diz o artigo "Por cada passo em frente (pediu sozinha para ir à casa de banho, trouxe a garrafinha de água vazia, lembrou-se da peça de fruta de manhã) premiar a criança."



Bem... algumas destas coisas nós já fazíamos cá em casa... outras, não. Vamos ver como isto corre no futuro 🙂


1 comentário

Comentar post