Cada caso é um caso e cada família terá que decidir consoante a personalidade e competências da criança que tem em mãos. O contexto atual (pandemia) também poderá ajudar na decisão.
No nosso caso, estamos cada vez mais convencidos que o Vasco precisa de ficar mais um ano a amadurecer na pré-escola.
Não se trata de inteligência, nem sequer de aptidões ao nível da expressão já que ele sempre teve um excelente vocabulário e articula bem os sons.
Tem mais a ver com a falta de maturidade do nosso filhote e com a sua dificuldade em manter-se quieto, sentado, assim como em concentrar-se nas atividades.
Sempre foi assim... regula, curioso e criativo. Mas ao mesmo tempo impaciente e pouco persistente nas atividades.
Claro que temos vindo a trabalhar estas características, mas sinto que não chega.
Ainda noutro dia ligamo-nos a uma sessão zoom com a educadora e os outros meninos da turma e apercebi-me que o Vasco mal conseguia estar sentado 2 minutos na cadeira. O que fará concentrar-se e ouvir efetivamente a professora.
Já tínhamos reparado que o nosso filhote não consegue decorar músicas ou lengalengas. E a única canção que deve saber de cor é... O atirei o pau ao gato
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Se a tudo isto juntarmos a pandemia, que tanto tempo de escola tem roubado às crianças... Percebemos que faz falta ao Vasco crescer um pouco mais, ganhar traquejo em alguns conceitos... Por isso ... Queremos que fique mais um ano.
Não acho que seja um ano que se perde. Acho que ele vai ganhar muito, sobretudo em segurança e confiança em si mesmo. Pois sempre foi dos mais novos da turma e no caso dele, nota-se bem.
No próximo ano vamos aproveitar para ajudá-lo ainda mais com a aquisição de conceitos (letras, números) mas sem stresses! Sem aquela coisa do "vais ter mesmo que saber isto porque estás na primária!".
Vamos aproveitar para brincar muito, passear muito (se Deus nos livrar deste vírus). E se as aulas passarem outra vez para o regime online, vou ter uma criança na pré-escola. Não vou ter que o stressar com videoconferências para as quais ainda não tem qualquer maturidade.
Eu entrei com 5 anos e fui excelente aluna. Quando cheguei a primária já sabia ler e escrever. Mas houve ali uma altura, lá pelo oitavo ano em que achei que tinha que trabalhar mais do que os outros para garantir esses resultados. Algo me dificultava a compreensão, sobretudo a matemática. Por isso... Mais uma razão para não ter um filho a entrar com 5 anos.
Vocês já viram o que os nossos filhos estão a perder com esta pandemia? Parques, cinema, viagens, passeios, ar puro, sol, espaços abertos...
Têm a certeza que querem que eles entrem já para a escola rígida oficial e cheia de obrigações?
Eu estou cada vez mais convencida de que não é isso que quero para o Vasco. Se vamos mudar de ideias ou não? Logo se verá...
Mas verdade é esta: só se é criança uma vez...