Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Triângulo Perfeito

A vida de uma família perfeitamente normal

O Triângulo Perfeito

A vida de uma família perfeitamente normal

Qua | 12.07.17

Dar beterraba a bebés - sim ou não?

Ana

Hoje o V. experimentou beterraba pela primeira vez e... adorou!

beterraba.jpg

 

Na verdade, a ideia inicial era ser eu a comê-la (o marido não gosta), mas o Vasco deve ter achado piada à cor ( e à textura, pois estava raladinha) porque começou a apontar e dar sinal de que também queria.

 

Fizemos-lhe a vontade.

 

Pensei que não ele não fosse gostar porque, como diz o pai, "beterraba sabe a terra". Mas o sabor docinho deve ter sido mais forte.

O Vasco só não comeu mais, porque fiquei com medo que tanta beterraba o pusesse mal disposto. Acabei por lhe tirar o recipiente das mãos...

 

Não sei até que ponto a beterraba é boa para os bebés, nem a partir de que idade se deve dar.

Li em vários locais da net que este vegetal é causador de alergias, devendo ser evitado no primeiro ano de vida. Noutros sites, li que a beterraba tem nitratos pelo que o seu consumo deve ser evitado.

Outros ainda, dizem que aquela ideia que nós temos de que a beterraba tem muito ferro... está errada. 

 

Contudo, também li informações positivas. Fiquei a saber que a Beterraba é um vegetal de baixo teor calórico, que fornece antioxidantes e vários minerais. A cor vermelha da Beterraba é devido à presença de betaína, que ajuda na saúde cardiovascular. Além disso, a Beterraba também é uma excelente fonte de fibra dietética que ajuda na digestão. Há sites que destacam o poder da beterraba na luta contra o cancro. Por último, a beterraba prende o intestino, sendo uma boa ajuda contra diarreias dos nossos bebés. 

 

Sei que há pessoas que fazem sopa com beterraba e até encontrei esta receita para bebés de 9 meses.

Num site brasileiro,  a autora de um artigo vai mais longe e aconselha a partir dos 6 meses de idade, "desde que cozida, para reduzir o teor de nitratos". 

 

Neste outro site, encontrei mais uma receita destinada a bebés a partir dos seis meses. 

 

Pessoalmente, não me senti à vontade para iniciar a beterraba tão cedo. Mesmo agora, sabendo que é um alimento tão polémico, fico indecisa entre o dar e o não dar. 

 

E vocês, como fizeram? Qual a vossa opinião sobre o assunto?