Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Triângulo Perfeito

Sou uma mulher no meio de três homens. Vértices de uma constelação de amor, eles são o meu triângulo perfeito.

O Triângulo Perfeito

Sou uma mulher no meio de três homens. Vértices de uma constelação de amor, eles são o meu triângulo perfeito.

Novembro 29, 2016

O Triângulo Perfeito

IMG_0839.JPG

 

Desde setembro que tem sido assim: ao final da tarde vou buscar o Vasco à creche, vamos ao parque infantil (ou diretos para casa se estiver frio), mas assim que chegamos ao aconchego do lar (como ele vem sujo e transpirado) dou-lhe logo um banhinho.

Depois disso, brinco um bocadinho com ele e por volta das 19:30 (mais coisa, menos coisa) dou-lhe o jantar. 

O problema desta rotina é que o Vasco suja-me imenso à hora do jantar. Para além de detestar sopa (é um castigo) e de já estar cheio de sono (sono= birras sem limite), agora descobriu que gosta de brincar com a comida! É arroz, massa, carne, cenoura e afins a saltarem para todo o lado. A roupa dele fica num estado lastimável, para não falar da cara, das mãos e dos braços, cheios de comida. 

 

(O pediatra disse-nos que nesta fase é conveniente deixar os bebés mexerem na comida, cheirarem, tocarem e experimentarem as várias texturas dos alimentos, por isso, embora a minha cozinha fique um caos, em nome de um "bem maior"... lá vou deixando...)

 

Depois do jantar, lavo-lhe a carinha e as mãos, mas parece que o cheiro a sopa fica entranhado :( 

Para além disso, por muito que o limpe acho que ficam sempre uns pedacitos de arroz aqui e ali. E faz-me imensa impressão deita-lo na caminha com lençois cheirosos e lavados, com ele a cheirar a massa e a legumes. 

Tudo isto acontece porque eu sempre segui a regra do "não dar banho logo após as refeições".

A verdade é que, culturalmente, fomos ensinados a "esperar algumas horas depois de comer", para evitar "paragens de digestão". 

Eu não espero 3 horas para dar banho ao Vasco, como era quase imposto antigamente, mas sempre aguardei pelo menos hora e meia. Nunca me passou pela cabeça dar-lhe banho a seguir à refeição... Até que, há uns dias, estava eu no café, quando ouvi duas amigas a comentarem que davam banho aos respetivos filhos após o jantar. 

Fiquei um pouco chocada, mas acima de tudo fiquei curiosa. Resolvi informar-me e pesquisar em vários sites. Conversei, inclusivamente, com duas colegas minhas que são enfermeiras, para ouvir a sua opinião. 

Depois de muito me informar concluí que SIM, é possível dar banho após as refeições, desde que a temperatura da água seja  quuentinha, isto é, semelhante à temperatura interna do corpo. O que provoca as paragens de digestão não é a água em si, mas o choque térmico que poderá ocorrer se essa água estiver demasiado fria. 

Durante a digestão, o sangue aflui com mais intensidade para a zona do sistema digestivo. Se a água estiver fria, o sangue terá que se deslocar para outras regiões do corpo (para as aquecer), levando a uma paragem na digestão.

Depois de colocar a questão "Dás banho ao teu filho depois do jantar" às minhas amigas, descobri que 50% delas o faziam, sem terem tido até agora qualquer problema. 

Não posso negar que esta seria a solução para o meu problema... Imaginar o Vasco fofinho e cheiroso (e relaxado do banhinho) a deitar-se nos lençóis é um sonho bom demais. E agora, que faço? 

 

E vocês, como fazem em relação ao banho? Concordam que se pode dar depois do banho? Fico à espera das vossas opiniões!

 

Sigam-me também em

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D