O Xavier acordou hoje uma vez mais a dizer que não queria ir à natação. Foi a primeira coisa que me disse, em tom sério, como se estivesse estado toda a noite a ruminar no assunto...
Já tínhamos percebido há algum tempo que o nosso pequeno não estava a desfrutar da piscina tanto como o irmão.
Embora a professora fosse excelente e as brincadeiras na água fossem muitas, eu sentia que o fim da aula para ele era um alívio.
Muitas vezes pedia para ir ao wc a meio da aula e eu sei que aquilo era só mesmo para fazer uma pausa. Parece-me que a aula era demasiado longa para uma crianca de 3 anos (40 minutos) mas decidimos arriscar.
Até hoje. Hoje decidimos cancelar a matrícula porque faz pena ver a tristeza dele quando lhe digo que vai para a natação.
Xavier não tem medo nenhum da água. Adora praia e piscina. Mas não está preparado para aulas de natação. E tudo bem. Tem muito tempo para aprendera a nadar e um dia experimentaremos de novo. Não queremos forçar o Xavier a nada. A vida dele ainda está a começar e daqui a uns anos vai estar cheio de tarefas e obrigações escolares.
Por isso, agora que ainda pode... queremos dar-lhe momentos de alegria. E garantir-lhe uma infância cheia de sonhos e ... Leveza!
O mano mais velho lá continua. A dar umas boas braçadas. No fundo cada um é feliz à sua maneira