A mala de maternidade da Mãe
Há cerca de um mês fiz a minha mala de maternidade (da mãe, não do bebé).
Fui extremamente rápida e até fiquei admirada!
Baseei-me nos ítens pedidos pelo hospital onde fiz o primeiro parto que era privado. Entretanto, lembrei-me (e ainda bem que o fiz) que talvez fosse melhor verificar se os ítens pedidos pelo hospital da Póvoa (que é público) eram os mesmos.
Descobri que pedem muito mais coisas.
Não tive alternativa senão reformular a mala de maternidade e ficou assim:
Num dos lados da mala, como se pode ver coloquei as toalhas. Esta é a primeira novidade... No hospital privado não pediam toalhas, porque já as tínhamos lá à disposição.
Agora, tive que colocar 2 toalhões de banho, uma toalha de rosto e uma toalha para higiene íntima. Só com isso perdi imenso espaço na mala...
Podem ainda ver uma coisa branca embrulhada - é a minha cinta pós-parto. Desta vez não vou falhar! No último parto baldei-me e nunca pus. Resultado: os músculos abdominais nunca voltaram ao sítio. Fiquei sempre com aspeto de "estômago distendido", mesmo quando já estava magra.
Nas bolsinhas, coloquei 2 sutiãs de amamentação e (opção minha) 1 sutiã de desporto. Este último, porque há possibilidade de poder ir para a piscina de parto (ainda não decidi). Não me apetece ir lá para dentro nua, mas também não acho piada a ir de bikini. Resolvi-me pelo soutiã de desporto, que poderá ou não levar um top de alcinha em cima dele (como já vi em alguns videos de parto na água).
Na outra bolsinha coloquei 5 cuecas. Na lista do hospital pediam 8, mas achei exagerado, por isso vão 5.
Passemos para a outra parte da mala:
Aqui coloquei:
- 1 robe branco
- 3 camisas de dormir - 1 branca, 1 azul claro e 1 azul escuro. A opção pela camisa azul escura prende-se com as possíveis perdas de sangue, que podem manchar as outras camisas no primeiro dia. Não quero andar para aí a circular cheia de nódoas vermelhas. Pelo menos, com uma camisa escura a coisa passa mais despercebida.
- Chinelos (quarto e banho) - não se vê os de banho, porque estão por baixo dos outros.
- Pensos higiénicos (de extra absorção) ·
- Meias para dormir. Sim! Eu sou aquele tipo de pessoa que precisa de dormir de meias, mesmo no verão com calor abrasador! :) Se não tiver meias, não consigo dormir.
E pronto... a mala ficou cheia e ainda me falta colocar o necessaire!
Tudo por conta das imensas toalhas e toalhões que este hospital pede, eh eh.
Neste estojo (que terá que ir à parte por falta de espaço) coloquei imensas coisas que achei importantes para além dos produtos óbvios de higiene.
Então, aqui vai:
- 1 estojo de pasta dos dentes e escova descartáveis;
- 1 amostra de champô e amaciador (ainda não coloquei, raios! Ver se me lembro disto...)
- 3 amostras de gel de banho (podia colocar um frasco inteiro, mas as amostras ocupam menos espaço)
- 1 pente
- 2 elásticos para o cabelo
- 2 amostras de creme para a cara
- Creme para o corpo
- Pensos higiénicos "normais", para quando o fluxo começar a diminuir
- Almofadas absorventes para seios (poucas, porque quando o leite descer e começar a sujar o sutiã, muito provavelmente já estarei em casa).
E agora as coisas menos óbvias:
- 3 benurons e 1 buscopan - uma tia minha diz que sofreu imenso com as "dores tortas". Sabem o que é? Eu não sabia, mas já fui pesquisar. Essa tia diz que no hospital onde teve o filho, não lhe davam nada para aliviar as ditas dores. Claro que isto já foi há muitos anos... Eu nunca tive essas dores no primeiro parto, e também acho que não me vão deixar a uivar de dor neste hospital mas... é sempre melhor prevenir...
- 1 caixa com snacks (bolachas de água e sal e bolachas maria) - oooppss, sei que não é permitido, mas não me vejo a passar 18 horas só com chá e gelatina..
- Lentes de contacto para 3 dias (porque não quero andar lá às apalpadelas)
O que eu levei para o hospital no primeiro parto e não vou levar agora:
- Conhas de amamentação /bicos artificiais para seios - comprei antes do primeiro parto, com medo de que fosse precisar e afinal não foi necessário e nunca usei em todo o tempo que amamentei, porque tenho bicos. Mas sei que são muito úteis para algumas pessoas. Tenho para oferta, se alguém quiser!
Para terminar, vou levar uma roupa desportiva confortável para andar por lá, quando deixar de ser obrigatória a camisa.
Lembrei-me de uns calções e t-shirt, e coloquei agora para prevenir, mas ainda não estou satisfeita. Vou tentar arranjar umas leggings confortáveis com uma t-shirt de desporto. Mas pronto... para já fica assim:
Como o necessaire e a roupa já não cabem na mala, decidi para já colocá-los naquela mochila de maternidade espetacular que comprei no outro dia, juntamente com o mp3 e outras coisas, como o boletim de grávida, exames complementares, e cartão de utente.
Não estou a gostar muito desta cena de ter vários sacos e malas, acho pouco prático. Mas realmente, com tantas toalhas para levar, não resta espaço... Talvez mude para uma mala maior (menos gira, é certo) que tenho cá em casa. Pelo menos assim, fica tudo junto no mesmo local.
Portanto, algo me diz que este processo ainda não está concluído ;)
E vocês como organizaram a vossa mala de maternidade? O que acham que está faltar (ou que tem a mais) na minha?
Aceito sugestões! :))