Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Triângulo Perfeito

Um blogue de pessoas imperfeitas. A viver num triângulo perfeito.

O Triângulo Perfeito

Um blogue de pessoas imperfeitas. A viver num triângulo perfeito.

Educação musical para Bebés

Na quinta feira à tarde consegui ir buscar o Vasco um pouco mais cedo ao infantário. Aproveitámos o resto do dia para uma sessão de mega-mimos e brincadeira total.

 

Terminado o repertório de brinquedos, o Vasco foi divertir-se no piano:

 

IMG_2248.JPG

IMG_2244.JPG

IMG_2247.JPG

 

Parece um músico profissional, eh eh. Ele adora martelar (sim, martelar é o termo mas correto neste momento) nas teclas, abrir e fechar a tampa, subir e descer do banquinho vezes e vezes sem conta...

 

Neste momento, para o Vasco o piano não é um instrumento musical: é mais um brinquedo para ele descobrir e experimentar. Mas sei que os sons do piano o cativam. Vejo-o fascinado com os graves e os agudos e bastante curioso em relação à função das teclas pretas. 

 

Ainda não o inscrevi em sessões de educação musical, mas estou a pensar nisso. Neste momento, vou estimulando o interesse dele pelos sons e ritmos, usando o piano e alguns objetos quotidianos que fazem parte da casa. 

 

Uma matraca que trouxe da República Dominicana, os testos das panelas ou um frasco com palitos que fazem barulho são alguns dos objetos que o vou deixando experimentar. 

 

Segundo vários estudos, quando a criança tem contato com a música, ela desenvolve mais facilmente a fala, dicção e coordenação motora. 

 

Numa edição datada de 2014, a revista Pais&Filhos referia que o aumento da concentração (foco), a criatividade e uma maior capacidade de memorização são algumas das competências desenvolvidas por crianças que têm um forte contato com a música. 

 

Por tudo isto, continuarei a deixar o Vasco "massacrar" o meu piano (embora me cause arrepios e dor no coração, a forma despreocupada com que ataca as teclas).

 

Para quem quiser inscrever-se em sessões de Música para Bebés, aqui ficam alguns links de escolas que estão, neste momento a promover esses cursos:

 

Oeiras- Escola de Música Improviso

Lisboa - Dance Spot Amoreiras e Piano & Companhia

Porto- Gymboree

Vila Nova de Famalicão: Arteduca

Um pouco por todo o país: Trupe Sons em Cena

 

Agora é só inscreverem-se e experimentar. Não será numa semana ou num mês que vão nascer Mozarts ou Beethovens, mas poderão ser criadas sementes para futuros talentos. Mesmo que não se vejam resultados imediatos destas sessões, riso e boas recordações são dois efeitos garantidos. E haverá melhor do que isso?